Cira Maria Gassen Kauffmann 1999 até 2002



A décima sétima pessoa a assumir o cargo de Coordenadora Regional de Educação foi a professora Cira Maria Gassen Kauffmann,  de 1999 até 2002. Coordenadora adjunta Maria Elena Pinto Dutra Vila. Atuou em prol da Constituinte Escolar e na Construção do Projeto Político Pedagógico Escolar.
Em 28 de novembro de 1999, as Delegacias Regionais de Ensino (DRE)  passaram a ser denominadas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), onde até a presente data tivemos 06 Coordenadores.
Na política educacional implantada na 6ªCRE, no período de 1999 a 2002 teve centralidade o Projeto de Educação de Qualidade Social, transformador e libertador, no qual a escola se destacou como espaço de aprendizagem para todos, um espaço de prática, de exercício e de conquistas de direitos, de formação de sujeitos, históricos, autônomos, críticos e criativos, cidadãos plenos, identificamos com os valores éticos, voltados à construção de um projeto solidário. foram desenvolvidos trabalhos tendo como eixos:

1. Democratização do acesso
Expressou-se na viabilização de ações de inclusão social e emancipação dos excluídos da escola. Destaca-se nesse eixo, o trabalho para a Universalização da Educação em todos os níveis e modalidades de Ensino, tais como:
MOVA e a Educação de Jovens e adultos - criado em maio de 1999, buscou superar o analfabetismo e promover a inclusão social através de ações em que foram estabelecidos convênios com entidades da sociedade civil organizada, sem fins lucrativos e formação de turmas de alfabetização em todos os municípios da 6ª CRE, e a inclusão dessa modalidade de ensino na maioria  

2. Democratização do conhecimento
Constituinte Escolar - caracterizou-se como um amplo movimento de participação popular na definição das políticas públicas de Educação. Envolveu pais, estudantes, professores, funcionários de escola e movimentos sociais na discussão da educação pública, resultando na reconstrução dos projetos políticos pedagógicos das escolas, das CREs e Secretaria de Educação.
Formação continuada - buscou concretizar os princípios e diretrizes na construção da escola democrática e popular, através de Seminários/Encontros Regionais e Estaduais, com a participação ativa dos trabalhadores em educação e segmentos da comunidade escolar.
Educação Especial - A Política Pública Educacional para pessoas com Necessidades Educacionais Especiais foi construída levando em conta o princípio do respeito às diferenças humanas, à diversidade sócio cultural, às múltiplas formas de existência e a heterogeneidade, atendendo às áreas da deficiência mental, autismo, surdez, deficiência visual, deficiência múltipla, transtornos psíquicos e habilidades. As escolas receberam recursos materiais e pedagógicos e aos educadores foi proporcionado participar de cursos de qualificação.

3. Democratização da Gestão

Através da democratização da gestão instituem-se os mecanismos de participação coletiva, transformam-se as relações de poder, possibilitando a todos os segmentos da comunidade escolas a participação nas decisões administrativas e pedagógicas da escola.

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