Lauro Reginaldo Tornquist 1987 até 1991




A décima terceira pessoa a assumir o cargo de delegado de educação foi o professor Lauro Reginaldo Tornquist, entre abril de 1987 a 1991. A Coordenadora adjunta foi Marlise Jungblut. Priorizou a construção e manutenção das escolas, num total de 13 ampliações, duas  construções e reparos de cinco escolas. O início da sua gestão foi considerado por ele, como um período muito difícil, pois deparou-se com momentos como o total abandono das Escolas no aspecto físico e pedagógico, também como a longa greve de 96 dias em 1987, início da gestão, instalação do QPE Especial, em 1988 e a falta de recursos humanos para as escolas, foram as situações mais conflitantes e desafiadoras. Em uma determinação administrativa e pedagógica, foi em busca de meios para superar os conflitos advindos das condições da realidade do seu trabalho.
Foi de fundamental importância na sua caminhada, frente à 6ªDE, a eficiência da sua equipe. Em 1988 iniciou o primeiro curso Supletivo de Educação Geral de 2º Grau, particular, oferecido pela Associação Educacional Barão do Rio Branco, funcionando junto ao Colégio Mauá em Santa Cruz do Sul. No mesmo ano, em agosto, A EE de 1ºGrau Alfredo José Kliemann, de Santa Cruz do Sul, iniciou o Curso Supletivo de Educação Geral, em nível de 1º Grau.  Em 1989, o município de Sobradinho passou a pertencer a 6ªDE, sendo que lá já funcionava o um Curso Supletivo de Educação Geral em nível do ensino de 1º Grau, na EE de 1º Grau Lindolfo Silva. Já a EF de 1º e 2º Graus Benjamim Copetti, também encaminhou neste ano o pedido para implantação do supletivo do 2º grau na escola. Além dos cursos, a Secretaria Municipal de Educação de Rio Pardo mantiveram neste período um Núcleo de Orientação do Ensino Supletivo, que atende e orienta candidatos a Exames Supletivos e também alunos de  cursos supletivos e outros. A 6ª DE atendia também inscrições para Exames Supletivos de Qualificação Profissional.

De acordo com o delegado, a abrangência e a complexidade das funções da DE, fazem sentir a necessária integração que permeia e impulsiona a atividade da Delegacia buscando a inter-relação entre as três redes de ensino, cujo produto é configurado pelas ações do PRAI (Programa Regional de Ações Integradas), PRADEM (Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Municipal) e pela articulação com as escolas da rede particular. Diz ainda que, sob a ótica das relações que embasaram o trabalho da DE, cumpre ressaltar a democrática relação DE/CPERS, que o delegado estimula, comprovando sua visão cósmica do magistério como uma entidade que, paulatinamente, consolida seus alicerces na construção de uma política educacional que produza na prática, resultados inquestionáveis, reabilitadores da imagem do professor e do processo ensino-aprendizagem.  e em 1989, passou a oferecer o Curso Supletivo de Educação Geral em nível de ensino de 2º Grau.

ESCOLAS CRIADAS CONFORME GESTÃO
LAURO REGINALDO TORNQUIST 1987-1997
Escolas Estaduais
Município
Data de criação
1
EEEM Crescer
Venâncio Aires
21/05/90
2
EEEF Adolfo Mânica
Boqueirão do Leão
05/01/90

Nenhum comentário:

Postar um comentário