Glória Dulce Buglione Jacobus 1961 até 1963




A quinta pessoa a assumir o cargo de delegado foi a professora Glória Dulce Buglione Jacobus, que ficou pelo período de 1961 até 1963,  como Delegada de Ensino. Foi o período que antecedeu a fase de instabilidade política, que assolou o país. Período este em que é introduzida a LDB nº 4.024/61. Governou o Estado o Brizolismo e se espraiam pelo Rio Grande inúmeras escolas - as Brizoletas. Período de mudanças e questionamentos políticos. Período em que ocupará a DE uma mulher definida por aqueles que compuseram sua equipe de trabalho no assessoramento direto ou indireto de sua ação, como: “uma mulher forte, ativa, sem rodeios e de decisões rápidas”. Esta linha de ação foi imprimida à atividade desenvolvida, e dentre elas foi destacada pela professora Glória a grande valorização do professor rural, por conhecer pessoalmente as dificuldades enfrentadas por estes profissionais do magistério, considerados como verdadeiros líderes nas comunidades em que atuavam. Foi relatado sobre a imagem do professor daqueles tempos, uma imagem de grande importância no cenário profissional. Ao professor era atribuída grande responsabilidade na transformação da sociedade. A professora Glória destaca que ficou em sua memória uma frase de seu paraninfo, na ocasião de colação de grau: “Professores, salvai o Brasil”. Considerou um chamamento forte e que calcou profundamente aquela que no futuro teria sob sua responsabilidade as linhas educacionais da região.
Embasada nessa ideia desenvolveu ações voltadas à fundamentação do compromisso do “ser professor”. Lembrou das “Missões Pedagógicas” que se efetuavam através de encontros promovidos nos municípios e que por seu cunho de compromisso poderiam ser definidas como verdadeiras “Cruzadas Pedagógicas”.
Era costume da casa, na época, as “Conversas Sexta-feirinas”, que ocorriam todas as sextas-feiras, com objetivo de avaliar a semana passada e planejar a seguinte.
Mulher política, mulher de fé, dona de ideias claras e opiniões formadas sobre a realidade nacional, desempenhou também após a sua saída a função de Diretora do Núcleo Regional do SINE. identificando-se com clareza as relações entre Educação e o Trabalho devido a sua responsabilidade da educação no desenvolvimento desta relação.

Merece o registro, conforme consta nos documentos, a lembrança saudosa daqueles tempos em que o povo se identificava como nação unida e se preparava com esmero e carinho para o dia da Pátria. com este objetivo, igualmente, a escola desenvolvia a atividade do “Grupo Agrícola”. Deixou como mensagem o seguinte: “A criança é a matéria prima de maior qualidade que nos é confiada. é nossa responsabilidade apostar na criança visando seu desenvolvimento pleno e exercer nosso trabalho com alegria, sem esquecermos que em determinadas situações teremos uma única oportunidade de marcarmos a criança com nossa ação pedagógica”

ESCOLAS CRIADAS CONFORME GESTÃO
GLÓRIA DULCE BUGLIONE JACOBS 1961-1963
Escolas Estaduais
Município
Data de criação
1
EEEF Petituba
Santa Cruz do Sul
04/01/61
2
EEEF Duque de Caxias
Vale do Sol
30/03/61
3
EEEF Augusto Emmel
Vale do Sol
30/03/61
4
CE Barro Vermelho
Rio Pardo
21/06/61
5
EEEF José de Anchieta
Vale do Sol
18/01/62
6
EEEM Alfredo Kliemann
Santa Cruz do Sul
05/02/62
7
IEE Gomercinda Dornelles Fontoura
Encruzilhada do Sul
23/02/62
8
EEEB Pedro Nunes de Oliveira
Pantano Grande
25/04/62
9
EEEF Paraguaçu
Vera Cruz
11/07/62
10
EEEF Guilherme Júlio Carlos Ginow
Candelária
14/11/62
11
EEEF Cristo Rei
Candelária
20/12/62
12
EEEF Frederico Augusto Hannemann
Vera Cruz
03/12/63
13
EEEF Dr. Mariano da Rocha
Encruzilhada do Sul
31/12/63

Nenhum comentário:

Postar um comentário